quinta-feira, 28 de maio de 2015

Prefeitura abre 330 vagas para o Ação Jovem

Ação Jovem é programa que dispõe de cursos para jovens de 15 a 24 anos
As inscrições para as próximas turmas do Ação Jovem de Ferraz de Vasconcelos estarão abertas até 29 de maio (sexta-feira) e devem ser feitas na sede do programa, ou num dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade. No total, 330 vagas estão disponíveis para os cursos de Inglês, de Espanhol, de Administração de Empresas, de Teatro e de Administração Financeira.
Os interessados devem comparecer ao Cras mais próximo de sua residência, que estão localizados nos bairros da Vila Margarida (Rua Stella Mazzuca, 727), da Bela Vista (Rua Uruguai, 45), do Jardim das Flores (Avenida Brasil, 1.229) e do Parque São Francisco (Avenida Américo Trufelli, 60), para retirar a carta de encaminhamento e a lista de documentação para matrícula, que poderá ser feita no Ação Jovem (Rua Jácomo Zanchetta, 329 – Sítio Paradão).
Colocado em prática na cidade governada pelo prefeito Acir Filló, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social e a Secretaria de Desenvolvimento Social do Governo do Estado de São Paulo, o Ação Jovem é um programa de transferência de renda e que oferece aulas gratuitas a adolescentes de ambos os sexos, de 15 a 24 anos com renda familiar até meio salário mínimo por pessoa e que esteja estudando o ensino Fundamental, Médio ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para o coordenador do Ação Jovem na cidade, Wellington Thiago, o Ditinho, os cursos são grandes oportunidades para capacitação dos jovens e consequentemente serem inseridos ao mercado de trabalho. “Estamos com cinco cursos disponíveis aos ferrazenses. Estas capacitações são para melhorar o desempenho do estudante no âmbito educacional e social”, explica.
De acordo com a secretária municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, Francisca Henrique de Oliveira, a Fran, a finalidade não é apenas capacitar o jovem, mas, também, fazer com que ele valorize os estudos. “Estimular a conclusão do ensino básico, promover ações complementares, propiciar acesso a cursos profissionalizantes, bem como favorecer a iniciação no mercado de trabalho é um dever do poder público”, acrescenta.
Texto: Paulo Pavione Miyanishi.

Fotos: Jovino de Souza / Secom Ferraz-SP

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Fundo Social de Ferraz lança Campanha do Agasalho 2015

O Fundo Social de Solidariedade de Ferraz de Vasconcelos lançou, na manhã desta terça-feira (27 de maio), a Campanha do Agasalho 2015. O evento, que teve o apoio da Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, aconteceu no Auditório do Palácio da Uva e foi prestigiado pelo prefeito Acir Filló.

Primeira-dama Viviane Vieira dos Santos e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ferraz fala na abertura da Campanha do Agasalho 2015


A cerimônia teve ainda as presenças da presidente do Fundo Social, Viviane Vieira dos Santos, do vice-prefeito Izidro e da secretária de Promoção e Desenvolvimento Social, Fran Oliveira, além dos secretários José Carlos Loureiro (Obras), Hélio Andrade (Indústria e Comércio), Silas Farias (Planejamento), José Valverde (Meio Ambiente), Fábio Cruz (Esporte), Denise Ribeiro (Educação) e de Roma Pitombo Di Mônaco (coordenadora do Centro de Integração da Cidadania).
Estiveram presentes também Roma Pitombo Di Mônaco (coordenadora do Centro de Integração da Cidadania) e Vera Lúcia Miranda (dirigente-regional de Ensino).


Prefeito Acir Filló prestigia lançamento da Campanha do Agasalho 2015

O público lotou o espaço para acompanhar a cerimônia, que teve como parte da programação a exibição do vídeo oficial da Campanha do Agasalho em São Paulo, protagonizado pelo campeão mundial de surfe, o paulista Gabriel Medina e sua mãe Simone.

Em sua fala, o prefeito destacou a importância da campanha e o trabalho realizado pelo Fundo Social de Solidariedade, presidido por sua esposa. Emocionada, Viviane homenageou sua mãe, falecida há quatro meses. “Aprendi a doar com ela. Todos os princípios de vida e simplicidade me foram ensinados por minha mãe”.

A primeira-dama festejou o sucesso da campanha do Agasalho de 2014, que beneficiou cerca de 30 mil famílias. “Tenho certeza que este ano vamos superar as doações do ano passado”. Viviane também destacou a importância e o envolvimento de todos em prol da ação.

Para a secretária de Promoção Social Fran Oliveira, “este trabalho acontece por força de vontade da Viviane, que é a coordenadora do evento em Ferraz e define o que será feito e como serão as ações da campanha”. Também chefe de gabinete do Fundo Social, fez questão de mencionar e agradecer aos parceiros e às pessoas envolvidas na ação. “Sem esse apoio e mobilização ficaria impossível ter êxito nesta campanha que cresce a cada ano”.

A expectativa de arrecadação de agasalhos este ano é de 120 mil peças até o final da campanha, que será em 30 de agosto. Roupas para a faixa etária de 0 a 12 anos são as mais necessárias.




Texto: Adriana Bernardo (Comunicação SMPDS)

Fotos: Mariana Oliveira (Secom)

terça-feira, 26 de maio de 2015

CAMPANHA DO AGASALHO 2015 - FERRAZ DE VASCONCELOS


O Fundo Social de Solidariedade de Ferraz de Vasconcelos lança, na manhã desta terça-feira (27 de maio), a Campanha do Agasalho 2015. O evento, que tem apoio da Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, será às 10h, no Auditório da Prefeitura de Ferraz, que fica na Rua Rui Barbosa, 285 - Romanópolis.

A cerimônia terá as presenças da presidente do Fundo Social, Viviane Vieira dos Santos, do prefeito Acir Filló, da secretária de Promoção e Desenvolvimento Social, Fran Oliveira entre outras autoridades.

Adriana Bernardo
Comunicação SMPDS


sexta-feira, 22 de maio de 2015

Ferraz participa do lançamento da Campanha do Agasalho 2015

Secretária de Promoção Social Fran Oliveira entrega convite da Campanha do Agasalho de Ferraz de Vasconcelos à Lu Alckmin, presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo

A cidade de Ferraz de Vasconcelos foi representada pela secretária Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, Francisca Oliveira, a Fran, no lançamento da Campanha do Agasalho 2015 do Estado de São Paulo, que aconteceu na manhã do dia 22 de maio no Palácio dos Bandeirantes.

Governador Geraldo Alckmin e secretária Fran Oliveira no lançamento da Campanha do Agasalho 2015

O evento, que foi realizado pelo governador Geraldo Alckmin e pela primeira-dama Lu Alckmin, presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, contou com a presença do padrinho e garoto-propaganda da ação, o campeão mundial de surfe Gabriel Medina.

Para a secretária Fran, que esteve no evento em nome da primeira-dama de Ferraz de Vasconcelos, Viviane Vieira dos Santos, presidente do Fundo Social do município, é importante que o governo municipal esteja presente nas ações realizadas de forma conjunta com o Estado. “Ferraz faz questão de participar do lançamento da Campanha do Agasalho porque nossa parceria com o governo do estado é fundamental para que as ações estejam alinhadas e a campanha seja bem-sucedida e atenda a todas as pessoas que precisam dessas doações em nossa cidade”.

O município de Ferraz conta com cerca de 200 postos de arrecadação e, para este ano, a expectativa é de 120 mil peças sejam doadas até o final da campanha.



Texto: Adriana Bernardo (Comunicação SMPDS)

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Assistentes sociais se reúnem na Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social de Ferraz de Vasconcelos

Na última sexta-feira, 15 de maio, a Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social de Ferraz de Vasconcelos recebeu cerca de 50 pessoas, a maioria composta por assistentes sociais que trabalham para o município. O encontro contou com a presença da secretária Francisca Henrique de Oliveira, a Fran; do vice-prefeito e secretario da Habitação José Izidro Neto; e do secretário do Planejamento, Silas Farias de Souza. No evento foi servido café da manhã em homenagem ao Dia do Assistente Social, comemorado na mesma data.

Comemoração ao Dia do Assistente Social na nova sede da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social
de Ferraz de Vasconcelos

Apesar de ser um momento de comemoração, vários profissionais lembraram a importância da atividade no âmbito municipal. Também foi destacada a relevância da profissão, que muitas vezes acaba sendo confundida simplesmente com assistencialismo, quando na verdade o profissional é um agente comunitário que, após oferecer auxílio num primeiro momento, tem como premissa apontar caminhos de valorização individual e coletiva. Também tem como função promover e resgatar a autoestima e a cidadania, por meio de políticas de proteção e defesa de direitos.

No encontro houve oportunidade para que os profissionais falassem. Os principais discursos foram sobre suas experiências e expectativas. O evento reuniu profissionais bastante experientes, mas também estagiários, o que permitiu o entendimento da profissão sob aspectos diferentes, de acordo com a vivência de cada um, suas experiências e contribuições.
Assistentes sociais reunidos

Para a secretária Fran Oliveira, o evento foi uma oportunidade para homenagear aqueles que estão próximos e atendem à população em suas necessidades mais básicas. “Vocês de fato são as pessoas que representam a cidade, o que fazem chega lá na ponta porque vocês fazem acontecer. Realizam um trabalho maravilhoso, que admiro e respeito muito. Tenho o maior prazer em receber vocês aqui e a nossa equipe está sempre de braços abertos para vocês. Somos uma equipe única, assim como é a cidade e como são os munícipes que precisam do nosso trabalho e da nossa atenção”, disse a chefe da Pasta.

Representando o prefeito Acir Filló, o vice Izidro em sua fala disse que as assistentes sociais de Ferraz são “guerreiras e vocacionadas”, que deixam muitas vezes o convívio familiar para cuidar de outras pessoas mais necessitadas. “Vocês abrem a alma, abrem o coração e, acima de tudo, vocês doam suas vidas”, declarou, antes de parabenizar as profissionais pela data comemorativa.

Primeira assistente social do município, Marcia Eleodório, que hoje compõe a Equipe de Álcool e Drogas, destacou a importância da identidade profissional. “Para mim, ser assistente social foi uma escolha consciente e esclarecida. Amo ser assistente social e onde estou eu brigo pela identidade da nossa profissão. Eu sei qual é o meu papel e onde eu tenho que intervir”, declarou.

Outra assistente social a falar foi Maria Aparecida Izidro Lameirinha, a Cida, que atualmente é coordenadora Técnica da Secretaria da Habitação. “Nós temos que contribuir para que o nosso usuário cresça e busque a saída para os seus problemas, a mudança de vida, e se torne um cidadão político.”

Finalizando os discursos, Elizabeht Bento, que é coordenadora Técnica da Secretaria da Promoção e Desenvolvimento Social, destacou a importância de atualização profissional. “Precisamos estudar e pensar nossa profissão como profissão de verdade e não como atividade de benemerência, como muitos a enxergam”, frisou a assistente social, que tem 20 anos de profissão e sugeriu encontros mensais entre profissionais e estagiários para que possam estudar, buscar conhecimento e trocar experiências. “Temos muito a aprender uns com os outros.”

O encontro aconteceu na nova sede da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social, que fica na Avenida Santa Catarina, 206, Romanópolis.

Texto: Adriana Bernardo (Comunicação SMDPS)